Especialidades

Cirúrgia Bariátrica


Atualmente existem dezenas de técnicas diferentes para tratar o problema do grande obeso. Infelizmente, não existe a cirurgia absolutamente perfeita que se encaixe em todos os casos, sendo que cada técnica possui vantagens e desvantagens que devem ser analisadas em cada paciente de acordo com suas expectativas e prioridades, observando-se suas características pessoais como idade, sexo, raça, grau de obesidade, hábitos alimentares, nível sócio cultural e perfil psicológico comportamental. Durante a avaliação médica o cirurgião e o paciente decidirão juntos qual a melhor alternativa.

As técnicas restritivas mais utilizadas atualmente são a banda gástrica laparoscópica e a gastrectomia vertical em manga laparoscópica (Sleeve Gastrectomy). As técnicas mistas são a cirurgia de Fobi-Capella ou bypass gástrico laparoscópico, a derivação biliopancreática com gastrectomia distal (operação de Scopinaro) e a derivação biliopancreática com gastrectomia vertical e preservação pilórica com desvio duodenal (operação de Duodenal-Switch de Hess e Marceau). O balão intragástrico (BIB) é uma técnica restritiva, temporária e realizada por endoscopia.

Endoscopia Digestiva


A Endoscopia Digestiva envolve a utilização de tubos flexíveis, com pontas manobráveis pelo executante, conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão.

A endoscopia corresponde a um avanço no tratamento das doenças do tubo digestivo. A utilização de endoscópios permite a detecção de múltiplas lesões, como por exemplo úlceras, Pólipos ou tumores e a detecção de locais de hemorragia interna. Com a utilização de endoscópios é ainda possível colher biopsias de tecidos e efetuar vários tratamentos, nomeadamente estancar hemorragias, resolver obstruções ou remover Pólipos.

Ginecologia e Obstetrícia


Ginecologia significa “a ciência da mulher”. O médico ginecologista é o especialista que cuida da saúde do sistema reprodutor feminino desde a infância até o período da pós-menopausa, podendo ser considerado um “clínico geral” feminino, pois também é capacitado para diagnosticar e tratar enfermidades que atingem outras áreas, como sistema endocrinológico, aparelho digestivo, ossos e etc. Devido a isso, o ginecologista é visto como uma pessoa de extrema confiança, pois trata dos mais variados assuntos íntimos e delicados que ocorrem na vida das mulheres.

O termo obstetrícia se originou da palavra “obstetrix”, derivada do verbo “obstare”, que significa “estar ao lado”. O médico obstetra é o especialista que cuida da gestação, parto e puerpério (pós-parto), em todos os âmbitos fisiológicos e patológicos.

Somos especialistas nas seguintes áreas: Ginecologia geral e de adolescentes, infertilidade, reprodução humana, colposcopia, sexualidade, climatério, cirurgia ginecológica; vídeo-laparoscopia; vídeo-histeroscopia; pré-natal de baixo e alto-risco.

Cirurgia Metabólica (Diabetes)


Por definição, Cirurgias Metabólicas são operações realizadas com o intuito de tratar doenças como o Diabetes tipo 2, as Dislipidemias (colesterol alto), a Síndrome Metabólica de maneira geral.

Cirurgia do Diabetes foi um nome adotado pela mídia nos primórdios do nascimento do conceito de Cirurgia Metabólica, mas hoje em dia não é a nomenclatura mais correta.

Quanto maior o excesso de peso, maior a chance de ter complicações metabólicas, porém muitos pacientes com moderado, pouco ou até mesmo sem excesso de peso podem apresentar essas doenças. Atualmente, a utilização de cirurgias análogas às bariátricas está sendo estudada no mundo todo como opção de tratamento para essas doenças. A regulamentação é bastante rígida e pacientes fora das indicações legais não podem ser operados. Atualmente a Clínica Bariátrica Florianópolis realiza os seguintes procedimentos: - Avaliação Diagnóstica da Síndrome Metabólica e Reserva Pancreática. - Avaliação e Seguimento Nutricional. - Cirurgia de By-pass Gástrico vídeo dentro das indicações legais.

Bypass Gástrico


O bypass gástrico para emagrecer, conhecido por bypass em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella, é um tipo de cirurgia bariátrica que pode levar à perda de ate 70% do peso inicial e consiste na redução do estômago e na alteração do intestino, levando o paciente a comer menos, acabando por perder peso.

Esta cirurgia bariátrica está indicada para pessoas com IMC superior a 40 kg/m² ou com IMC superior a 35 kg/m² porém, que já tenham sofrido algum problema de saúde derivado do excesso de peso e, geralmente, só é realizada quando outras técnicas, como colocação de banda gástrica ou balão intragástrico, não tiveram os resultados desejados.